06.jpg

Pitanga Filmes

PITANGA FILMES

USO CORPORATIVO LOCALIZAÇÃO PORTO ALEGRE, RS, BRASIL ÁREA CONSTRUÍDA 92m² ANO DE PROJETO 2018 ANO DE CONCLUSÃO 2019 STATUS OBRA FINALIZADA                     

PROJETO ARQUITETÔNICO  EDUARDO L MAURMANN, ELEN B N MAURMANN, PAULA OTTO (sócios), LUCAS PESSATTO, MARCUS ARNHOLD E EQUIPE ARQUITETURA NACIONAL

PROJETOS COMPLEMENTARES PROJETO LUMINOTÉCNICO STUDIO FOS PROJETO ESTRUTURAL CARPEGGIANI ESTRUTURAS OBRA CIVIL OBRA PRONTA AUTOMAÇÃO BEYOND MARCENARIA MÓVEIS FORMALLAR SERRALHERIA SOUZA E MULLER MOBILIÁRIO CASIERE SOFTWARE ARCHICAD

FOTOGRAFIAS CRISTIANO BAUCE

 

O projeto para a nova sede da produtora audiovisual Pitanga Filmes nasceu com o intuito de refletir a identidade da empresa em um espaço de trabalho multifuncional que também possa receber clientes e amigos. 

Mesmo com um programa de atividades que envolve trabalhos com demandas bastante distintas, o conceito principal foi ter todas as áreas de trabalho integradas quando fosse de interesse da equipe. Desta forma, as salas de pós produção, reuniões e multiuso se organizam em caixas soltas dentro do espaço que são configuradas por planos de luz suspensos. O fechamento vertical destes ambientes é feito através de cortinas de veludo preto e esquadrias que podem ser completamente abertas ou fechadas.

A recepção e as áreas de apoio que incluem a copa, o sanitário, a sala de impressão e o depósito do material de filmagem, ficam ocultas por um grande plano em ladrilho hidráulico. O sistema de portas que configura este painel foi desenvolvido pelo escritório e organiza os acessos destes espaços. O destaque fica para a porta da recepção, revestida em ladrilho hidráulico nas suas duas faces, mesclando as peças cinzas do hall com o ladrilho vermelho do painel principal. 

A sala de reuniões é organizada como um grande estar para exibição dos conteúdos de vídeo produzidos e para reuniões informais da equipe. O mobiliário de designers brasileiros tem como base um tapete persa reloaded que fortalece o caráter informal do espaço.

A mesa de trabalho e as cadeiras  brancas se destacam no espaço configurado por materiais com tons mais escuros. A noite, este grande elemento branco funciona como uma lanterna, refletindo a iluminação indireta presente na própria peça. 

Os diferentes cenários de iluminação e a dramaticidade do contraste dos diferentes materiais empregados no projeto buscam ressaltar a identidade da produtora. A paleta de materiais é composta por compensado naval carbonizado, ladrilho hidráulico, forros de telas tensionadas e cortinas de veludo.